quarta-feira, 28 de maio de 2008

Arquitetura de Marcas- Estudo de caso



Existem muitos cases de arquitetura de marca, mas eu só comocei a prestar atenção nessa questão depois que comecei de fato a fazer parte de um projeto de arquitetura.
Não o colocarei aqui, mas queria propor aqui um pequeno estudo de caso para os curiosos marketeiros de plantão e quem sabe colher algumas ideias sobre os passos q se deve mais tomar cuidado.
Após a aquisição da Fritex pela Visconti eles começaram a analisar o brand equity de Fritex e ver como agregar valor à marca. Visconti tinha uma vantagem vs. Fritex: era uma marca mais conhecida, com tradição, mas ao mesmoo tempo engessada porque era sinonimo de panetone de baixa renda. Por outro lado o nome Fritex era muito infeliz porque remetia à algo frito, não-saudável e é uma marca mais forte apenas em uma região enquanto que Visconti era uma marca nacional.
A ideia foi transferir equity para Visconti e daí começar o processo de transição de marca e construção da nova identidade de Visconti, mais jovem, com portfolio mais amplo.
O resultado está nas embalagens atuais no PDV onde o primeiro passo foi colocar na embalagem apenas o SAC da Visconti e a logo da marca na parte frontal da embalagem para começar a criar relação onde uma marca dá o aval à outra.
O proximo passo acredito eu será realmente tirar Fritex da embalagem, mas isso só vai acontecer depois que pesquisas mostrarem claramente que o consumidor reconhece na marca Visconte a mesma qualidade de Fritex e que o potencial de venda não será descartado.
Coloquei uma fotinho aqui de como é a Fritex antes, e como está agora com a arquitetura, ta?

Good vibes!