domingo, 20 de julho de 2008

Midia Alternativa

Quando eu falo para as agências, que mídia alternativa é eficiente o que eu ouço é "não adianta, mídia de massa é onde você tem a maior abrangência".
Ok, eles podem ter razão. Mas se o cobertor é curto tem muita coisa legal que se pode fazer usando a criatividade.
Não adianta eu entrar em um programinha que me diga quais revistas tem a ver com o perfil do meu consumidor e quais programas de TV tem o perfil do meu consumidor. Isso é balela! Hoje as coisas acontecem rápido e fora de casa.
As agencias têm que entrar a fundo na vida do consumidor, fazer um aquario e entender quem ele realmente é e onde ele está.
O plano de mídia até pode contemplar TV, radio, midia impressa, mas a agência tem que ser parceira nesse processo de desvendar os habitos e expectativas do consumidor com relação ao produto em questão. Se não rolar a parceria, não rola mais nada.
Olhem que bacana que foi o que a Kraft fez! Eu sou fã de Oreo e como aprendi a comer lá nos EUA como com leite de vez enqdo...
Sensacional! Criativo e com certeza eficiente e muito, mas muito barato!!!

sábado, 19 de julho de 2008

A nova onda da beleza

Acho sensacional essa nova onda de comunicar beleza sem impor padrões de beleza...
A Dove e a Nivea vem sendo muito felizes em dizer que beleza é algo que cada uma tem a sua e ao seu modo.
Resolvi colocar aqui apenas pra dizer que estou adorando o que ando vendo, que acho isso uma preocupação social muito importante e que é papel dos gestores da marca não só criarem valor para a sua marca através desse novo posicionamento, mas criar uma relação eterna com aquele consumidor. "Onde você for, como você estiver, beleza é o que você quiser e puder ser!".
Pra quem é fã de ações via web, a Nivea consegue potencializar a sua nova campanha com o auxilio de um blog mto legal... vale a pena conferir... http://ext6.nivea.com.br/blog/
E pra quem não tem ideia do que estou falando segue um video da Nivea com a nova campanha "Beleza é Nivea" que eu achei o máximo.

Take care, fellows!

A efetividade da ação de sampling

Bom, pra quem me conhecesse sabe que eu sou fã da praça Benedito Calixto aqui em SP e hoje vi uma ação de sampling que me motivou à escrever esse blog.
Sou fã de ação promocional, acho que ele pode ser muito eficiente quando as praças de ação são bem escolhidas, porque realmente geram experimentação com o público certo.
Mas de nada adianta você simplismente entregar o produto para qualquer traseunte, sem sequer fazer alguma pergunta básica do tipo: "Você tinge os seus cabelos?" ou "Qual é o seu tipo de cabelo?". Algumas perguntas que não transtornam, mas podem ajudar a ação a ser mais efetiva e a atrair novos consumidores para a marca.
E isso não é culpa do pobre do gerente de produto que encomendou a ação. É culpa da agência de promoção que não no treinamento das suas promotoras não enfatiza a importância dessa ação para o seu cliente.
Eu já tive uma ótima experiência de sampling na praia (sorry, isso está mais parecendo diário de bordo com "lugares da minha vida"..rs...mas é por uma boa razão) com a Phytoervas. Eles estavam lançando o produto e abordavam corretamente, segmentando saca? e mais ensinavam a provável consumidora a usar a nova linha! Juro que queria mandar um e-mail para a Gerente de Produto deles pedindo o telefone da agência...rs
Eu confesso que é muito complicado mensurar os resultados de uma ação de sampling, porque o retorno não é imediato e se seguirmos o mkt share da Nielsen pode sair distorcido em função de aumento de preço, Dist. numérica... mas ação de sampling tem q na minha opinião focar também em resultado para o brand equity da marca e é por isso que ele tem que ser bem realizado.
Acho que é isso...
See ya, guys!