quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Marketing Estratégico- Uma opção estratégica


Umas das coisas que me chama mais a atenção são as diferentes formas da prática de marketing em indústrias de uma maneira geral.

Algumas empresas podem fazer a opção de chamar de marketing a capacidade de desenvolver embalagem e lançar um zilhão de produtos no mercado em tempo recorde e positivar com uma astúcia impressionante e trazer resultados para a empresa com volume. No Brand Strategy se é que você me entende.

Outras podem fazer a opção de trabalhar marcas e estratégias bem fundamentas para alcançar volume e crescimento sustentável. Brand Equity na veia, baby!

Não sou eu que vou dizer qual é a melhor, afinal de contas empresas dentro do primeiro modelo que falei estão aí vivinhas da silva comprovando que para ser rentável não precisa trabalhar posicinamento de marcas e estratégias de marcas. Vide ARCOR uma gigante argentina que tem no seu portfolio (na Argentina, aqui no Brasil são só guloseimas) de massas à guloseimas e que é muito rentável.

Opção de modelo de negócio, é opção de modelo de negócio. Mas a questão que quero levantar aqui é: Quanto tempo elas vão sobreviver nesse mundo cão??

Pq fato é fato, trabalhar marca com o consumidor é entrar no jogo da disputa pela atenção do consumidor e automaticamente entrar na disputa pelo seu bolso na hora da compra. É tentar sair da esfera "estou totalmente sujeito à oscilação de preço" e ir para a esfera "entrego o que o meu consumidor busca e não estou tão sujeito à oscilação de preço assim".

Eu achei esse anuncio da ESPN em um site e achei bem legal... ele vai totalmente à favor do que falei em algum momento aqui: lembrança de marca. Você não precisa de mta informação pra entender da onde que veio, "se é esporte, é ESPN".

Nenhum comentário: