quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Semana da água - Pense você também!

De 16 a 22 de agosto, ocorre a Semana Mundial da Água, um evento que reúne profissionais de todo o mundo na cidade de Estocolmo, Suécia, para discutir temas relacionados a este recurso natural essencial.

Estima-se que há cerca de 900 milhões de pessoas sem acesso á agua no mundo!

Segundo o documentário Blue Gold, a quantidade de água que se extrai das reservas subterrâneas é 15 maior do que a que pode ser reposta de forma natural. Estamos poluindo a água de forma praticamente irrreparável e destruindo pântanos que atuam como filtros naturais. O desmatamento está aumentando a quantidade de água que desemboca diretamente no oceano, sem a possibilidade de utilizá-la antes que se torne salobra. Segundo os profissionais consultados, dentro de 50 anos pode ocorrer um colapso dos sistemas de água do planeta.

Uma forma bem legal de estimular o consumo consciente é informando-se sobre sua pegada hídrica, que mede seu consumo de água em um ano e o compara a outras áreas do mundo. O website WaterFootprint oferece um teste para calculá-la.

O meu intuito com esse post é o de fazer pensar sobre o consumo consciente e de também alertar para o fato de um recurso natural e tão necessário quanto a água esteja tão longe do alcance de tanta gente.

Acho bacana quando olho projetos sociais focados em preservação de recursos naturais como a Unilever. Esses dias eu recebi juntamente com a revista focada para o público feminino da companhia um livreto informando sobre o cada projeto e a sua relação com cada marca. Para ajudar na preservação desse recurso tão importante veio aí o Confort concentrado que tem redução do uso de água no processo produtivo e também da nova embalagem do Rexona que reduz em 37% o consumo de água no processo produtivo da embalagem final com a nova tampa plástica.

Iniciativas onde a sociedade e o meio ambiente agradece!

Bjs!

Nenhum comentário: