sábado, 19 de julho de 2008

A efetividade da ação de sampling

Bom, pra quem me conhecesse sabe que eu sou fã da praça Benedito Calixto aqui em SP e hoje vi uma ação de sampling que me motivou à escrever esse blog.
Sou fã de ação promocional, acho que ele pode ser muito eficiente quando as praças de ação são bem escolhidas, porque realmente geram experimentação com o público certo.
Mas de nada adianta você simplismente entregar o produto para qualquer traseunte, sem sequer fazer alguma pergunta básica do tipo: "Você tinge os seus cabelos?" ou "Qual é o seu tipo de cabelo?". Algumas perguntas que não transtornam, mas podem ajudar a ação a ser mais efetiva e a atrair novos consumidores para a marca.
E isso não é culpa do pobre do gerente de produto que encomendou a ação. É culpa da agência de promoção que não no treinamento das suas promotoras não enfatiza a importância dessa ação para o seu cliente.
Eu já tive uma ótima experiência de sampling na praia (sorry, isso está mais parecendo diário de bordo com "lugares da minha vida"..rs...mas é por uma boa razão) com a Phytoervas. Eles estavam lançando o produto e abordavam corretamente, segmentando saca? e mais ensinavam a provável consumidora a usar a nova linha! Juro que queria mandar um e-mail para a Gerente de Produto deles pedindo o telefone da agência...rs
Eu confesso que é muito complicado mensurar os resultados de uma ação de sampling, porque o retorno não é imediato e se seguirmos o mkt share da Nielsen pode sair distorcido em função de aumento de preço, Dist. numérica... mas ação de sampling tem q na minha opinião focar também em resultado para o brand equity da marca e é por isso que ele tem que ser bem realizado.
Acho que é isso...
See ya, guys!

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