segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Pra começo de conversa

Resolvi voltar...
Estava lendo um artigo essa semana sobre Lançamentos em Museu.
O artigo defendia que as grandes empresas estavam apostando fundo em lançamentos das suas principais marcas em Museus, porque era ainda um dos poucos lugares onde de fato as pessoas entendem como lugar sério, respeitável... Afinal de contas, ninguém vai lançar o seu produto em um museu se não tiver a qualidade mínima exigida por esse público tão selecionado e exigente.
Me questiono se isso é uma prática antiga (conhecida como Marketing cultural) ou se é algo novo e eu estou de fato, super antenada. E obviamente, me questiono se isso funciona dado o fato de que de acordo com pesquisas recentes, 52% dos brasileiros não acredita em propaganda.
Isso me remete à uma situação que vivenciei poucas horas atrás: Estava saindo da cozinha na hora do almoço e fui indagada por um colega de trabalho "Ale, o que é marca?" Eu sei, eu sei... parece mais aquele começo de história de livro de primeiro grau para começar a explicar um assunto...
A diferença é que eu não vou explicar nada... vou é jogar areia no ventilador, isso sim...rs...
Na hora "vomitei" a seguinte explicação: "É um nome que você dá à um produto para a partir daí começar a conversar com o público-alvo dele. É o DNA do produto".
Mas agora me questiono se o que falei é certo... porque marca é DNA do produto? Eu acho que marca vai muito além... quando falamos de i-phone, eu mesma que não sou uma pessoa super antenada, lembro da Apple, que me lembra a bendita da maça, que me remete à inovação, que me lembra qualidade, que me lembra liberdade... ou seja, marca! Então marca é um conjunto de associações?
E Coca-Cola? Os caras podem tirar o vermelho do nome, que o nome mantém o mesmo recall... ou já sei! Marca são simbolos? Cores?
É... não sei o que é marca, só sei para que ela serve...

6 comentários:

Unknown disse...

Alê, cultive bastante este blog.
Sucesso! Edna

Marcas do Coração disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcas do Coração disse...

ale, logo vou postar ponto a ponto da primeira discusão.

Mas posso ja deixar um presente ...

conhece o joão walter Rédi leibol ?

http://www.cumbuca.com.br/gostosas_dez2004.htm

Gabriel Lopes

Alessandra disse...

Gabis, a sua colaboração é sensacional! Não conhecia mas passei a conhecer! rs
Acho formidável a idéia de trabalhar a cachaça como produto premium... Não sei o quanto essa ideia está sendo aceita no Brasil, mas no resto do mundo a embalagem premium e a sua qualidade fazem do Brasil um excelente competidor com essa bebida.
Bjs!

Anônimo disse...

Nessa conversa toda, acho que o mais importante e relevante é falar sobre Essência de Marca, pois isso sim é o DNA da marca, é o coração de tudo o que uma marca faz, levando em consideração as características emocionais e racionais, as quais combinadas fazem com que essa marca seja única, que ela seja desejada pelo consumidor e, consequentemente, mais competitiva. É a relevância da essência dessa marca para o consumidor que vai determinar sua ligação com ela, o papel que terá na sua vida.

Alessandra disse...

Jan, que visita ilustre!!! Obrigada pela sua contribuição! Bjs!